A história do Ministério Nova Vida começa juntamente com a determinação de uma pessoa para cumprir o chamado de Deus na sua vida, e nos revela que quando alguém verdadeiramente entrega sua vida em serviço ao Senhor, Ele prova o valor do Seu nome e cumpre suas promessas, nos mostrando o quanto a sua vontade é boa, perfeita e agradável!
O Desafio Jovem de Porto Alegre – Ministério Nova Vida, surgiu no ano 1972, através de um chamado de Deus para vida de Noemy Alves da Silva, fundadora do Ministério, em uma ministração do Pr. David Wilkerson no Ginásio da Brigada em Porto Alegre. Quando Wilkerson chamou as pessoas que queriam ajuda para sair das drogas, muitos vieram à frente. Então ele perguntou: “Quem aqui poderá me ajudar a cuidar desses jovens?”. Noemy, ao levantar-se para atender ao chamado, foi abordada por um rapaz que lhe pediu ajuda para abandonar o vício de drogas.
A partir de então, Noemy iniciou o trabalho fazendo triagem e acompanhando-os a outros Estados onde já existiam centros cristãos de reabilitação. Posteriormente, recebeu jovens em processo de recuperação em seu próprio lar, alojando-os em barracas no fundo de casa, até conseguir alugar uma casa no bairro Sarandi, em Porto Alegre, para abrigá-los. Em 27 de março de 1981, registrou a Associação Beneficente Desafio Jovem de Porto Alegre, iniciando assim o internato com os jovens.
Noemy e seu esposo Edemir Bandeira adquiriram, com recursos próprios, uma chácara em Sertão Santana no ano de 1981, para melhor acomodar os jovens, permanecendo lá até os dias de hoje. Em todos estes anos o Senhor tem liberto muitos jovens do mundo das drogas. O Ministério tem alcançado também crianças, adolescentes e famílias inteiras que necessitavam da intervenção poderosa de Deus. Atualmente, muitos são pastores, empresários, e alguns permanecem no Ministério para testemunhar com suas vidas o poder libertador do Senhor Jesus.
Dos prédios que há na chácara, existia apenas um no momento da compra, os demais foram acrescentados ao longo do tempo. Hoje existem vários setores e é impressionante como tudo está sempre evoluindo, sendo que nunca foi cobrado um real sequer para a reabilitação de alguém. Atualmente o trabalho com a produção e venda de quindins cobre entre 80% a 90% das despesas, o restante é ajuda de pessoas que nos conhecem. Frequentemente somos abençoados por estes queridos irmãos, e dia após dia a graça de Deus se manifesta, fazendo-nos perceber que todas as coisas são movidas e feitas por Ele, e não por nós.
Mais sobre a nossa história será contada ao longo do tempo em nossas postagens, através do testemunho e perspectiva daqueles que a viveram ou ouviram em primeira mão.
Assim aguarde e acompanhe os próximos “capítulos”.