A história do Ministério Nova Vida começa juntamente com a determinação de uma pessoa para cumprir o chamado de Deus na sua vida, e nos revela que quando alguém verdadeiramente entrega sua vida ao serviço do Senhor, Ele prova o valor do Seu nome e cumpre suas promessas, nos mostrando o quanto a sua vontade é boa, perfeita e agradável!
Foi em uma pregação do Pastor David Wilkerson em 1972 onde a pessoa que chamamos por vó ou tia Noemy conheceu o ministério para drogados chamado Desafio Jovem (Teen Challenger), o objetivo do pastor ao vir pregar era conseguir que mais pessoas se engajassem na luta em prol da libertação de viciados em drogas. Naquela época ela sequer sonhava em se envolver com drogados, mas Deus revelou o propósito que tinha para a sua vida justamente nessa reunião e encheu completamente seu ser de amor por essas pessoas. Ela passou alguns anos ajudando tanto fisicamente quanto espiritualmente, levava para a sua própria casa, fazia triagem para centros de recuperação, e também alugou uma casa no bairro Sarandi para abriga-los, até que ela sentiu que deveria encontrar uma chácara para formar um internato, pois havia chegado o momento de o ministério ter um lugar apropriado para se desenvolver em todo seu potencial.
A Chácara, onde ainda hoje continua o trabalho do Senhor, fica em Sertão Santana, e a estrada que dá acesso ao lugar é precária, mas no passado era ainda mais. Quando a vó chegou para conhecer o local, acabou detestando, sequer se imaginava trabalhando lá então nem queria olhar todo o sítio, seu genro, que estava presente junto com seu marido e filho, insistiu para que ela ao menos fosse dar uma olhada em uma das cinco cachoeiras que tem no local, e foi justamente enquanto ela apreciava uma cachoeira, que o Senhor falou em seu coração, e num passo de fé, no ano de 1985, ela decidiu comprar a chácara.
Dos prédios que há na chácara, existia apenas um no momento da compra, os demais foram acrescentados ao longo do tempo. Hoje existem vários setores e é impressionante como tudo está sempre evoluindo, sendo que nunca foi cobrado um real sequer para a reabilitação de alguém. Também temos famílias que vivem e servem ao Senhor aqui e algumas dessas famílias são frutos do próprio ministério. Atualmente o trabalho com a produção e venda de quindins cobre entre 80% a 90% das despesas, o restante é ajuda de pessoas que nos conhecem. Frequentemente somos abençoados por estes queridos irmãos, e dia após dia a graça de Deus se manifesta, fazendo-nos perceber que todas as coisas são movidas e feitas por Ele, e não por nós.